Blogagem coletiva – Mitos e verdades do intercâmbio

10 out

Intercâmbio é o termo genérico utilizado para descrever todos os tipos de estudos no exterior de uma forma mais abrangente.
Em sua descrição básica, intercâmbio é a realização de uma viagem ao exterior com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. – Wikipédia

Um dos meus maiores sonhos, por assim dizer, é fazer intercâmbio. Tenho uma dificuldade monstra em aprender inglês e sinto que saindo do Brasil e passando algum tempo em algum lugar onde o idioma é o inglês, teria que aprender a qualquer custo, senão não conseguiria sobreviver. Além disso, a vontade de viver uma experiência em outro país me encanta … pensar na chance de poder conhecer outra cultura e outros lugares faz os meus olhos brilharem.

Este tipo de viagem geralmente é capaz de dar um impulso na carreira, ampliar horizontes e causar amadurecimento pessoal, mas … não é tão simples, não é?!
Intercâmbio é coisa séria! É algo que deve ser minuciosamente planejado, afinal, você estará em outro país, com pessoas que você (tecnicamente) não conhece!

Para quem está planejando uma viagem de intercâmbio, é interessante conhecer, além das vantagens e desvantagens, os mitos e as verdades sobre isto. E é por isso que o STB (Student Travel Bureau), empresa líder nacional no segmento de turismo jovem e educação internacional, criou uma ação em sua fanpage para incentivar o debate dos mitos e verdades sobre o intercâmbio.

Maestro Billy, do Caldeirão do Huck, e sua enteada Vick Bastos, da MTV, opinarão sobre as questões que envolvem um intercâmbio.
(…)
Tanto o estudante que quer embarcar para uma temporada de estudos no exterior quanto os pais e familiares deste futuro intercambista se deparam com vários questionamentos, sem conseguir identificar todos os detalhes que estão envolvidos.
(…)
Para ajudar a todos e discutir o assunto, vamos promover um debate na página do STB no Facebook sobre os mitos e verdades de um intercâmbio. Convidamos todos vocês a participar: quem já fez intercâmbio pode falar sobre a sua experiência, quem se interessa pela questão pode expor suas dúvidas, e a opinião de pais, educadores e formadores de opinião também é super bem vinda. – STB

Três vezes por semana é publicado um novo mito ou verdade sobre intercâmbio e então Maestro Billy e sua enteada Vick Bastos comentarão sobre a questão. Abaixo, alguns dos mitos e verdades que já foram questionados na página:

  • Intercâmbio é sexo, drogas e rock’n roll.
  • Intercâmbio é valorizado pelo mercado de trabalho.
  • Quem faz intercâmbio não aprende gramática.
  • Os pais podem obrigar os filhos a fazer intercâmbio.

O questão em discussão hoje é: “O jovem brasileiro não faz faculdade no exterior.”. Segundo Maestro Billy, o brasileiro não faz faculdade no exterior por falta de conhecimento, e eu creio que realmente aconteça isso. As pessoas pensam que o intercâmbio só pode ser feito durante o Ensino Médio, pesquisam pouco sobre isso. Na verdade, talvez desconheçam as oportunidades, uma vez que os colégios não exploram isso com os alunos.

Muito bacana a ação proposta pelo STB, então convido à todos que se interessam pelo tema a curtirem a fanpage e participar desta dicussão. Além disso, que tal participar desta blogagem coletiva e contar pra gente o que você pensa sobre o intercâmbio e todos os mitos e verdades que cercam este assunto?

VEM GENTE!!! =D

Disclaimer:
Este post faz parte da blogagem coletiva promovida pelo blog Sucesso News.

4 Respostas to “Blogagem coletiva – Mitos e verdades do intercâmbio”

  1. Marcela Sanches 10/10/2011 às 16:38 #

    Vou fazer intercâmbio no meio do ano que vem! Pretendo aproveitar muuuuuuito, mas ainda não sei para onde :( hahahaha beijinhos

    @msanchesb
    http://www.marcelasanches.com.br/

  2. Raquel Bellosi 11/10/2011 às 13:32 #

    Intercâmbio tem seus problemas, mas na maioria dos casos é muito bom!!
    Dá muito vontade de estudar fora, não dá??
    Bjokas
    Raquel Bellosi

    http://punkedchild.blogspot.com
    @raquel_bellosi
    @BlogPunkedChild

  3. Mari Rodrigues 11/10/2011 às 17:23 #

    Eu quero mt fazer um intercâmbio e vou ver se planejo para o meio do ano q vem
    aaai q vontade sair por aí viajando ahha

    bjos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tudo que você queria saber sobre intercâmbio #BlogagemColetiva | Sucesso News - 10/10/2011

    […] Subindo no Salto […]

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: