Maionese caseira

26 jul

Oi sweeties! E aí, como vão? parece que faz mil anos que não venho deixar receitinhas pra vocês! A de hoje parece pobrinha, mas, GENTE!, acho que foi a maionese mais deliciosa que eu já fiz (ganhou da versão vegan de cenoura), sem contar que esse negócio de batata com hellmans não é maionese de verdade, né? haha Espero que gostem!

Enquanto cozinham três ou quatro batatas médias, coloquem no liquidificador:

2 ovos

1 limão espremido ou 2 colheres de vinagre (fiz meio a meio porque só tinha meio limão hehe)

2 colheres (sopa) de água gelada

1 pitadinha de pimenta do reino (coloquei “meia pitada” de pimenta e meia de tempero pronto)

1 colher de café de sal (essa medida de sal é ideal)

2 dedos de óleo

(lindas, não esqueçam de quebrar os ovos em recipiente separado! esses dias quebrei um ovo VERDE! é sério!)

Agora é só bater e ir colocando o óleo aos poucos pela tampinha do liquidificador até obterem a consistência desejada! Não sei dizer ao certo quanto de óleo pus, mas não foi muito pouco não. haha

A batata provavelmente estará cozida (se for panela de pressão) e agora é só cortar em cubos e por pra gelar com o molho! Prontito! :}

Meninas, só mais uma coisa: a receita de panqueca sem bater para a Viviani, do Magna Flor!, que está sem batedeira! :

1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara (chá) de leite
1 ovo de tamanho médio
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida e fria
1 colher (sopa) de açúcar granulado comum
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de fermento em pó
Bata em uma tijela o leite, o ovo e o açúcar e a manteiga, e misture aos poucos com trigo e o fermento (se peneirar ficar melhor!) com a ajuda de um batedor ou garfo (são melhores que colher). Agora é só fritar em fogo baixo!
Só um detalhe: ela não ficam gordinhas como as da receita da semana passada! Não tenho foto porque não deu tempo de fazer, mas podem confiar que é gostosa! Faço ela a anos! :}
E mais: a Talita, do hours of girls, disse que ia tentar fazer sem leite, eu tinha uma receita vegan aqui, mas me matei de procurar e não encontrei… :{  e a Juliana, do batom de Clarice, disse que não vai mais voltar aqui se continuarmos com essas coisas gostosas! VÊ SE PODE! Não é pra parar de vir, Ju, aparece sempre pra ficar com agua na boca! :}
Agora acabou, meninas! Mil beijocas e até a semana que vem :*

13 Respostas to “Maionese caseira”

  1. Viviani (Magna Flor) 26/07/2011 às 6:41 #

    Bárbara,

    Valeu demais!
    Vc me surpreendeu, menina…
    Resolveu o meu problema (sem batedeira)… rsrsrs ….
    Vou fazer a panqueca e te enviar foto, tá ?!?!

    Agora, a maionese… nooossa! É muito bom maionese caseira, mas eu nunca tentei fazer… agora, com sua receitinha, vou fazer também!( Te enviarei foto)

    Obrigada mesmo, pelo carinho e atenção!

    Beijo com flores!

    Ops: Parabéns por usar SACOLAS RETORNÁVEIS!

  2. Margareth Mazetti 26/07/2011 às 9:05 #

    Oiê!
    Eu sempre faço maionese em casa, gosto mais!
    Gosto de colocar um pouquinho de cheiro verde também!
    Por mais simplesinha que seja a salada que você faça, fica uma delicia!
    Beijo.

  3. Talita 26/07/2011 às 9:49 #

    Quando eu fizer sem leite te mando foto!
    Vou fazer umas com leite de soja tbm! Mas ando tão sem ânimo para a cozinha!

  4. Bia 26/07/2011 às 16:03 #

    Aí você me mata, né Dona Virgínia?!
    Eu AMO maionese caseira, mas da última vez que fiz queimei o liquidificador…

  5. Teca 26/07/2011 às 16:18 #

    Sempre quis saber como se faz maionese…. Vou tentar! Bjão

  6. fashionstorm 27/07/2011 às 11:59 #

    Que ótima dica!! Eu tenho um baita receio de comer maionese por aí.. bom saber que dá pra fazer em casa..

    Beijos!
    Vivi- FashionStorm

  7. Nádia Nan - @nadianan 27/07/2011 às 12:31 #

    Nossa em casa a gente praticamente só usa maionese caseira!!! Gosto muitooooooooo!! Prefiro mto!! Mas nao Tem alguns toques q tem no seu como o limão… Vou tentar!!
    Beijos

  8. Marcela Sanches 27/07/2011 às 14:37 #

    Ual, vou mostrar esse seu post para a minha irmã já.. ela ama maionese! hahahaha beijinhos

    http://www.marcelasanches.com.br/
    @msanchesb

  9. Dia de Brilho 27/07/2011 às 14:46 #

    Diquinha boa essa hein? Cozinheira boa vc, tô adorando essas comidas mineiras heheh!
    :**

  10. Tati Canto 27/07/2011 às 14:48 #

    hm, fica uma delícia, né!
    Bjs, tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

  11. Juliana G. 27/07/2011 às 18:56 #

    Bárbara, eu acho que andei trocando os nomes aqui em alguns comentários. rs
    Creio que te chamei de Vi em algum momento! Sorry =D

    Juro que não paro de vir ver essas gostosuras =*

    Beijos!!!!!

  12. jacqueline 27/07/2011 às 20:41 #

    Meu amigo fez essa maionese caseira e misturou no salpicação ficou tão bom!

    http://jacsimplesassim.blogspot.com/

  13. garotasrosachoqueblog 28/07/2011 às 11:10 #

    Realmente tenso, venho visitar o blog pela manhã, hora que tenho mais fome! Eu quero essa maionese!!! Vou tentar fazer!
    Bjos

Comente!

