No salto, porém culta. #5: Não se esqueçam da rosa.

17 set

A obra “Não se esqueçam da rosa”, da autora Giselda Laporta Nicolelis, relata a história da menina Hanako, de apenas 13 anos, cujo nome é de origem japonesa e significa a filha da flor. No início, temos informações sobre a grande tragédia que se abateu sobre a cidade de Hiroshima no Japão. Essa tragédia foi a queda da Bomba Atômica, em 06 de agosto de 1945. Naquela ocasião, Akio, pai de Hanako, era pequeno e morava na cidade atingida. Fatalmente, ele estava exposto à radioatividade arma em questão, que não chegou a matá-lo, mas atingiu suas células reprodutivas, comprometendo-o para sempre, sem que ele suspeitasse. Ao gerar Hanako, o pai transferiu a ela genes doentes, os quais afetaram seus ossos, degenerando-os, enfraquecendo-os a ponto de se esfarelarem. Essa doença é chamada de osteopatia. Ciente de sua doença e incerta de quanto tempo de vida ainda teria pela frente, a menina começa a escrever um diário, no qual faz reflexões sobre as guerras e suas vítimas. Ela faz referências a vários outros livros, em especial a um que foi escrito por uma menina alemã , presa por nazistas na época da 2ª Guerra mundial.. Trata-se do livro O Diário de Anne Frank, obra que relata os terrores, temores e horrores da guerra vividos pela menina. Uma escritora chamada Ariadne fica conhecendo Hanako e sua história e resolve escrevê-la, a fim de denunciar a desumanidade das guerras e de exigir mais segurança e bom senso das líderes das nações, para o bem de toda a civilização

A rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

Oi gente, semana passada eu não pude postar, estava cheia de coisas pra fazer e me enrolei toda. Mas hoje eu volto e estou escrevendo sobre um livro que marcou a minha pré-adolescência. Eu o li na escola, indicação de uma professora, e a história desse livro vai ficar marcada em mim para sempre, assim como em todos que estudavam comigo naquela época. Dos aspectos que mais me chamou a atenção, foi o fato de Hanako em momento algum desistir de ser feliz, de viver, de estudar, mesmo sabendo que sua vida estava acabando aos poucos. Não havia perspectiva de cura, e a morte era questão de tempo. Apesar disso, aproveitou seus dias da melhor maneira, deixando claro a seu pai, em especial, que ela não o culpava, não o responsabilizava e não queria que ele se sentisse entristecido ou revoltado. Hanako foi forte e fortaleceu também a família, transmitindo a convicção de que os dias bem vividos perto daqueles a quem amamos é o que conta. E nos faz refletir as consequências de uma guerra na vida de pessoas inocentes, pessoas como Hanako que nem lá estavam, mas que carregam dentro de si o sofrimento de cada ser humano que estava presente naquele 06 de agosto de 1945.

14 Respostas to “No salto, porém culta. #5: Não se esqueçam da rosa.”

  1. Celina Alves 17/09/2010 às 21:14 #

    Há muito tempo li O Diário de Anne Frank mas lembro-me que adorei e, essa música A rosa de Hiroshima me traz muitas recordações, boas e ruins.
    BjoBjo;)

  2. Isadora Oliveira 17/09/2010 às 21:30 #

    Adorei a encomenda demora mesmo fica sussegada ..

    bjoks

  3. Carla Sant'Anna 17/09/2010 às 23:39 #

    Estou em um dilema se leio ou não esse livro… Todo mundo diz que é ótimo, mas MUITO triste… rsrs. Normalmente não gosto de livros tristes, mas essa história me deixou curiosa.

    Beijinhos

  4. Retreschic 18/09/2010 às 0:48 #

    A historia parece ser bem triste, adoro livros que me emocionam, são os melhores!
    Beijinhos

  5. Clarice Holanda 18/09/2010 às 1:53 #

    A história parece muito emocionante. Apesar de triste, tem uma linda mensagem! Ótima dica!

    Beijo grande
    Ótimo FDS!!

  6. Renatinha Araújo 18/09/2010 às 5:20 #

    Ler é muito bom, né amiga?
    Bastante interessante… Despertou o meu interesse em saber mais sobre a estória.
    Gostei bastante!
    Belo post!

    Culta sempre!! ;)

    Beijão!

  7. regatabranca 18/09/2010 às 7:55 #

    Já comecei a ler umas duas vezes, mas sempre larguei pq achava triste demais…
    Vou ver se começo de novo! é um que tem que ler, ne?

    Bjsss

  8. Marcela Thiemi 18/09/2010 às 9:07 #

    Ah não, esse assunto é muito triste… não gostava de estudar nem em História. E nem quero ler esse livro, apesar de parecer ser lindo, fico muito triste com essas coisas

    bjo

  9. Samara Correia 18/09/2010 às 10:47 #

    Nunca li esse!!

    Fiquei querendo ler, parece interessante. Já anotei o nome, e vou procurar na bilioteca =D

    bjus

  10. kammy 19/09/2010 às 11:20 #

    Parece bemmm interessante…
    mil beijinhos
    kammy

  11. Rodrigo 11/05/2011 às 21:21 #

    Oi:

    Bacana o site!
    Encontrei-o após procurar por este livro… e confesso que é o

  12. Rodrigo 11/05/2011 às 21:24 #

    ..CONTINUANDO:

    … o que MAIS ME EMOCIONOU ATÉ HOJE!!!
    Espero que tal história não tenha sido verdadeira, embora ache que coisas parecidas aconteceram e muito…
    Nem gosto de falar (e pensar!) em GUERRAS, mas isso que o Japão passou foi uma extrema covardia!
    E essa escritora, a Giselda Laporta Nicolelis: uma baita profissional…

    Abraços,
    Rodrigo Rosa (Porto Alegre)

  13. Nome De Orkut:Leticia_LeeH Nome De MSN:Łëtiiciiä 01/08/2011 às 18:23 #

    Oiie Gente,Meu Nome é Leticia.. E eu vou ter um trabalho de português com o livro não se esqueçam da rosa más… esse resumo não conta a história direito né..Se alguém poder me AJUDAR me Add no MSN ai.. e me diz sobre o livro por favor vale nota para o bimestre.. meu MSN é :leticia.strevisol@hotmail.com e.. o Orkut é:
    leticia.strevisol@hotmail.com

    By:Leticia Dos Santos Trevisol
    Se alguém poder me ajudar com o:COMEÇO MEIO e Fim vou ficar muito agradecida Obg pela compreensão Um beijão…

    …Espero vcs no meu MSN…

  14. bia teles 07/09/2011 às 13:07 #

    otimo livre.recomendo para todos!

Comente!

