Notebook x Netbook – Qual a diferença?

5 jan

Depois que os PC’s se tornaram praticamente um eletrodoméstico e os Notebooks se “popularizaram”, o boom do momento são os Netbooks! O que ando vendo por aí (e por aqui! rs) é que a maioria das pessoas ainda se confundem e não sabem qual a diferença entre um Notebook e um Netbook. Aquela coisinha de “o netbook é um merdinha … tem pouca memória, quase não dá nem para o sistema operacional ” é coisa do passado! Bem no início desse história toda, quando “inventaram” os Netbooks eles eram fraquinhos mesmo. Pouquíssima memória RAM, HD de 8 ou 16 GB … ah, isso já não os pertence mais! ;D Convenhamos, 8 GB de HD não dá nem para o começo né? Mas rlx, isso já passou. Agora encontramos Netbooks no mercado com 250 GB e até mais! A diferença entre os “primos” (como eu, carinhosamente, os apelidei) já não são tão gritantes assim, mas confesso que é quase impossível viver apenas com um Netbook. O motivo você já vai saber! ;)

Então vamos lá, qual a diferença entre o Note e o Net?

Processador:
Encontramos nos Notebooks os mais variados processadores e geralmente adquirimos um de acordo com a “necessidade” que temos para o note. Já no Netbook isso é um tanto “limitado”. Geralmente é usado o processador Intel Atom, que é de tamanho reduzido, possui menor quantidade de memória cache e só suporta sistemas de 32 bits.

Memória RAM:
A diferença entre Notebooks e Netbooks com relação à memória RAM é pouca. Como os processadores para dispositivos portáteis só aceitam sistemas de 32 bits, o máximo de memória RAM que podemos ter em um Netbook é 4 GB, enquanto em um Notebook podemos ter muito mais, dependendo da sua arquitetura.

HD:
Com relação aos HD’s, desconheço diferença. (Se houver, me digam! rs) Tanto Notebooks quanto Netbooks já possuem Disco Rígido com grande capacidade de armazenamento de dados.

Driver de CD/DVD:
Está aí a mais gritante diferença entre Notes e Nets. Netbooks não possuem leitor de CD/DVD! Arriscaria dizer que isso é o que mais me faz falta! Atrapalha um pouco o andamento de tarefas como formatação e etc, mas nada que um externo ou um bom pen drive não resolva.

Sistema Operacional:
Quanto aos SO’s, a diferença também é pouca. Em Netbooks devem ser usados sistemas de 32 bits, devido ao processador. Nos Notebooks, pode-se usar sistemas de 32 ou 64, de acordo com o processador usado.

Softwares:
Já foi a época em que Netbooks executavam apenas uma tarefa por vez. Ele faz o serviço direitinho mesmo quanto executa 1, 2 ou 3 tarefas por vez. (Mais de 3 não sei, pq meu Windows é Starter! AUSHUAHSU ¬¬) Msn, Browser, Player, Bloco de Notas, Editos de Imagens … roda super bem! Claro que você não vai conseguir executar jogos com gráficos monstruosos ou programas extraterrestres como Photoshop ou Corel Draw, aí é querer demais né? ;P Deixe as tarefas mais “pesadas” para um PC ou Notebook.

Portas e Entradas:
Netbooks possuem praticamente as mesmas portas e entradas que os Notebooks. Isso deve ser observado na hora da compra, de acordo com a sua necessidade.

Bem, as diferenças são basicamente essas. Ao meu ver, bem poucas, mas não vou mentir … EU (!) não seria capaz de viver apenas com um Netbook. Eles são, como chamam por aí, os “Notebooks para Internet” e é isso … São ótimos para navegar. Existem tarefas que apenas um bom PC ou um ótimo Notebook são capazes de realizar.
Super beijo! ;*

Anúncios

Uma resposta to “Notebook x Netbook – Qual a diferença?”

  1. Tito 05/06/2010 às 16:56 #

    Tem algumas coisas ai :)
    Eu tenho um pc comum e um netbook que ganhei duma olimpiada de matematica
    O bicho e ruim sim, nao adianta falar isto (no meu caso)
    Hd? Ele nao sabe o que e isto, tem apenas memoria flash, de 1,85 GB (nao cabe um Win XP comum)
    Programas o bicho rodou Gimp e Corel (quem diria), ambos portables, mas nao pegou o Photoshop portable nem o jogo que ate coloca-lo no meu netbook havia pegado em qualquer maquina.
    Esse meu e ruim pra diabo :)

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: